sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Contra as reduções reconfortantes e as certezas pré-fabricadas das ideologias.

• Sim, ando meio sumida. Preguiça, falta de tempo e uma gama de coisas. Mas tb, é bom ir me desapegando, afinal, de agora pra frente, só vou atualizar aos fins de semana.
_______________________________________________________________________________

Essa semana, reencontrei virtualmente um conhecido q eu não via a meses. Estivemos próximos raríssimas vezes (na verdade, apenas 4 dias). E ele disse coisas ao meu respeito que mexeram comigo. Sem qualquer um dos meus discursos políticos, pró-comunistas e etc, como que do nada, ele me disse: " qnd eu te conheci vc parecia bem revolucionaria. quase certeza q vc vai ser lider de um movimento politico. nossa, da pra imaginar perfeitamente vc falando para o povo sobre a porcaria q o governo atual é. uhahahuahahu sei la, senti vontade de dizer isso." E depois disso, ele adivinhou que eu ia fazer Direito, sendo q no período que ele me conheceu, eu dizia que faria qq coisa menos Direito. Tudo isso, além de me deixar animada (depois dele mais 3 pessoas falaram que o curso combinava mesmo comigo), deu um tapa na cara da minha insegurança e deu uma remexida nos meus sentimentos políticos. Isso me deu uma puta vontade de postar aqui algumas das citações que esclarescem alguns desses pensamentos e sentimentos.

"Quem começa duvidando de um detalhe acaba duvidando da própria vida."
(Milan Kundera em "A Insustentável Leveza do Ser")

"Quando os crimes do país batizado de União Soviética tornaram-se muito escandalosos, o homem de esquerda se deparou com um dilema: ou renegava sua vida passada, e se recusava a desfilar, ou (com algum embaraço) enquadrava a União Soviética entre os obstáculos da Grande Marcha e continuava participando do desfile." (Milan Kundera em "A Insustentável Leveza do Ser")

"A luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento." (Mirek)


E a principal delas:
"Assim como ela era capaz de impregnar a relação mais irreal com o sentimento mais concreto, era capaz de dar ao mais concreto dos atos uma significação abstrata, e à sua insatisfação uma denominação política." (Milan Kundera, em "O Livro do Riso e do Esquecimento" )



4 comentários:

Anônimo disse...

CAROOOL! :D
revolucionária, mais uma vez obrigada querida. ;#
HAHA (:
olha só a coincidência também vou fazer facu de Direito. :P

bjos =***

Vita Brevis disse...

Direito realmente combina com vc (devo ter te dito isso já, eu acho).

Seu espírito revolucionário ficou beeem evidente no Mini ONU, senhora delegada de Cuba!

Saudades enormes e obrigada pela lembrança da borboleta :D

Beijos!!

Anônimo disse...

carOOl! x@~
sumidxiinha. **,

bjO =*

rkltjky! disse...

blog legal, pena que morreu.