sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Contra as reduções reconfortantes e as certezas pré-fabricadas das ideologias.

• Sim, ando meio sumida. Preguiça, falta de tempo e uma gama de coisas. Mas tb, é bom ir me desapegando, afinal, de agora pra frente, só vou atualizar aos fins de semana.
_______________________________________________________________________________

Essa semana, reencontrei virtualmente um conhecido q eu não via a meses. Estivemos próximos raríssimas vezes (na verdade, apenas 4 dias). E ele disse coisas ao meu respeito que mexeram comigo. Sem qualquer um dos meus discursos políticos, pró-comunistas e etc, como que do nada, ele me disse: " qnd eu te conheci vc parecia bem revolucionaria. quase certeza q vc vai ser lider de um movimento politico. nossa, da pra imaginar perfeitamente vc falando para o povo sobre a porcaria q o governo atual é. uhahahuahahu sei la, senti vontade de dizer isso." E depois disso, ele adivinhou que eu ia fazer Direito, sendo q no período que ele me conheceu, eu dizia que faria qq coisa menos Direito. Tudo isso, além de me deixar animada (depois dele mais 3 pessoas falaram que o curso combinava mesmo comigo), deu um tapa na cara da minha insegurança e deu uma remexida nos meus sentimentos políticos. Isso me deu uma puta vontade de postar aqui algumas das citações que esclarescem alguns desses pensamentos e sentimentos.

"Quem começa duvidando de um detalhe acaba duvidando da própria vida."
(Milan Kundera em "A Insustentável Leveza do Ser")

"Quando os crimes do país batizado de União Soviética tornaram-se muito escandalosos, o homem de esquerda se deparou com um dilema: ou renegava sua vida passada, e se recusava a desfilar, ou (com algum embaraço) enquadrava a União Soviética entre os obstáculos da Grande Marcha e continuava participando do desfile." (Milan Kundera em "A Insustentável Leveza do Ser")

"A luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento." (Mirek)


E a principal delas:
"Assim como ela era capaz de impregnar a relação mais irreal com o sentimento mais concreto, era capaz de dar ao mais concreto dos atos uma significação abstrata, e à sua insatisfação uma denominação política." (Milan Kundera, em "O Livro do Riso e do Esquecimento" )



sábado, 2 de fevereiro de 2008

A vida é aquilo que acontece enquanto você faz planos. — John Lennon



"Não sou nada.
(...)
à parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." (Tabacaria - Fernando Pessoa)
_____________________________________________________________________________

"Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar." (Immanuel Kant)

"... tenho feito filosofias que nenhum Kant jamais sonhou" (Tabacaria - Fernando Pessoa)
_____________________________________________________________________________

ps.: a imagem é de Vladimir Kush, e sim, to precisando escrever textos novos. meus mesmo.